terça-feira, 28 de julho de 2009

Sobre a Disciplina...


Como todos bem sabem, este portfólio é um trabalho da disciplina Tendências Atuais no Ensino de Língua Portuguesa I. Sendo assim, nada mais importante do que encerrar os semestre verificando se a disciplina conseguiu atingir os objetivos propostos no início do mesmo.

Levando em consideração que o objetivo geral de TAE LP é: "Compreender os processos de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e oral na educação infantil", vejo que conseguimos, com sucesso, atingir o objetivo. Ao final de um semestre de dedicação, de estudo, levo comigo algo mais sobre como a criança de 0 a 6 anos aprende, ou apreende a leitura e a escrita.

Aprender como se dá a atividade conversacional, quais as dificuldades que uma criança enfrenta durante a alfabetização, aprender as fases pelas quais uma criança passa durante esse processo, relembrar quais devem ser as atitudes de um professor enquanto mediador desse processo, constituem saberes importantes para minha vida, tanto como aluna quanto como educadora.

Da mesma forma que uma criança não age passivamente durante a aprendizagem, eu também construí meu conhecimento através da interação com os colegas e com o professor. Pra mim, as discussões propostas em sala de aula foram de fundamental importância, e eu, de fato, consegui aplicá-las à minha prática.

Enfim, concluo hoje a disciplina, satisfeita com o que consegui alcançar e ciente de que sou capaz de alçar voos mais altos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário