sexta-feira, 29 de maio de 2009

Tipos e Gêneros textuais

Fazendo minhas pesquisas sobre os assuntos do título do meu post, percebi que há várias definições e opiniões do que seriam tipos e gêneros de textos. Após tanto pesquisar resolvi escolher apenas um dos textos que achei para fundamentar meu trabalho. Escolhi o dele, Luís Antônio Marcuschi, que é “O CARA” do assunto (risos).

Na minha opinião (se é que eu posso opinar!), a maior características dos dois termos, e que mais os distinguem, é que o Tipo Textual é teórico e o Gênero Textual é concreto. Tipo Textual se refere às características linguísticas do texto produzido. É o texto construído teoricamente. Um texto, de acordo com seu TIPO, pode ser narrativo, argumentativo, expositivo, injuntivo e descritivo.

Já o Gênero Textual diz respeito ao texto materializado, a forma como ele se apresenta. O Gênero possui características sócio-comunicativas sendo formulado de acordo com o conteúdo a ser veiculado, a quem se destina o texto produzido, etc. Diferente dos tipos de texto, os GÊNEROS são tantos que não possuem um número definido. Eles podem ser telefonema, carta pessoal, sermão, bula de remédio, horóscopo, piada entre muitos outros.

Um gênero textual não possui, necessariamente, apenas um tipo textual. O texto é, então, definido como argumentativo, expositivo, narrativo, etc., de acordo com a predominância de um tipo na sequência. Sendo assim, um texto é narrativo se sua sequência for predominantemente narrativa, ou será argumentativo se sua sequência for predominantemente argumentativa.

Para exemplificar estas duas definições, quero mostrar um trabalho feito por um dos meus alunos, Antônio. Em uma aula, nós trabalhamos produção de texto. Produziríamos textos orais. Pedi, então, que cada aluno fizesse, em uma folha, um desenho que seria a ilustração do seu texto, de sua história. Em seguida, cada um contaria sua história e mostraria a ilustração. Antônio é um dos poucos alunos que sabem ler na minha turma, e ele se destaca pela sua enorme habilidade para a criação de histórias. Pedi para que desenhassem, mas ele não desenhou. Antes, escreveu sua história e depois ilustrou em forma de quadrinhos (clique nas figuras para ampliar).



Temos então, um conto e um quadrinho (gênero) que se caracterizam por serem textos narrativos (tipo). E, embora faltem as pontuações adequadas e possua alguns erros ortográficos perfeitamente aceitáveis nessa fase, é uma belíssima produção de um aluno de primeira série.

Fonte:
Marcuschi, Luís Antônio. “Gêneros Textuais: definição e funcionalidade”. http://www.proead.unit.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário