sábado, 30 de maio de 2009

Propostas de Atividades

Atividade 01: Jogo da Memória (imagem/palavra)

Objetivos:
- Desenvolver a memorização;
- Reconhecer a ortografia das palavras;
- Desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas.

Confecciona-se com os alunos um pequeno jogo da memória. Cada aluno confecciona o seu, com o auxílio do professor. A diferença deste jogo da memória é que ele será confeccionada não com duas imagens iguais, mas com a imagem e o nome em uma peça e somente o nome em outra. Assim, o jogo consistirá em encontrar as duas peças, nome e figura, que representam o mesmo objeto. Esse reconhecimento deverá ser feito pela associação de semelhança entre as palavras contidas nas duas peças, e não mais pelas figuras.
Dessa forma, a memorização pode ser estimulada ao mesmo tempo em que se trabalha o reconhecimento do nome da figura. A criança será estimulada a aprender a grafia das palavras e terá sua curiosidade despertada, pois para ganhar o jogo é necessário conhecer os nomes das figuras ali representadas. A partir da associação feita entre figura e palavra, a criança descobrirá que o tamanho da palavra não está relacionada ao tamanho da imagem e, também, irá associar as letras aos sons produzidos enquanto pronuncia a palavra. Além disso, o jogo da memória é um jogo de socialização. Sendo assim, as crianças poderão aprender umas com as outras.


Atividade 02: Produção de Texto Coletiva

Objetivos:
- Desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas;
- Desenvolver a compreensão na leitura;
- Desenvolver a interpretação;
- Perceber os sons da língua;
- Distinguir a pronúncia de alguns sons da língua, que são muito parecidos;
- Estimular a pronúncia clara dos sons;
- Reconhecer a ortografia das palavras;
- Desenvolver a memorização do texto oralmente;
- Desenvolver a leitura do texto no quadro ou no cartaz.

O professor apresenta à turma uma imagem (ou uma sequência de imagens), que poderá ser uma cena. Pede para que eles analisem a figura apresentada. As crianças irão, primeiramente, interpretar a imagem. “O que está acontecendo?” “Quantas pessoas aparecem na imagem?” “O que mais se vê na imagem?” Esses questionamentos poderão ser feitos para auxiliar a interpretação. Em seguida, o professor deixa a imagem exposta à turma e os pede para iniciarem a construção de um texto. À medida que a turma vai criando a história em conjunto, o professor vai, fazendo as adaptações necessárias, escrevendo no quadro e lendo em voz alta, destacando também a utilização da pontuação, para que todos acompanhem e percebam o que está sendo escrito. Ao final da produção, o professor lê para a turma a história que eles criaram, sempre apontando as palavras que está lendo, para que as visualizem. Logo após, o professor poderá fazer novas perguntas sobre o texto formulado.
Com esta atividade, a criança desenvolverá sua capacidade imaginativa. A partir da leitura do professor, a criança identificará os sons que cada letra representa, reconhecerá as semelhanças dos sons e também suas diferenças. Desenvolvem, também, a capacidade de interpretação, tanto do texto quanto da imagem. É uma atividade muito rica, pois a criança estará participando ativamente da criação desta, criando situações, inventando nomes de personagens, inventando soluções para situações problemas, etc.

2 comentários:

  1. Olá nati vc está arrebentando, a cada dia está escrevendo melhor.
    Na segunda levarei um chocolate para vc, pois a convivência com os seus alunos está lhe deixando muito nervosa, rsrsrsrsrsr.
    Troquei o meu blog, pois estava muito complicado configurar o outro. Segue o link do novo blog - http://pedagogiaafavordaeducao.blogspot.com/.
    bjkas e até segunda.

    ResponderExcluir
  2. Nathalia, as atividades estão bem coerentes e adequadas. Se for possível, aplique algumas delas em sua turma e nos brinde com os resultados. Creio que será um trabalho interessante.
    (Ah, vocë está perdendo as atividades da igreja e a cia de seu namorado agora, mas vai olhar para trás e agradecer...ehehehe...) Bom domingo.
    Agora, imagine eu, aqui, com este solzinho ameno, ventinho correndo e tendo que "vasculhar os trabalhos produzidos pelos alunos da pedagogia..." ehehehe... ossos do ofício.

    ResponderExcluir