quarta-feira, 6 de maio de 2009

O Portfólio Eletrônico

O portfólio é um: "continente de diferentes classes de documentos (notas pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controle de aprendizagem, conexões com outros temas fora da Escola, representações visuais, etc) que proporciona evidências do conhecimento que foi construído, das estratégias utilizadas e da disposição de quem o elabora em continuar aprendendo.” (HERNANDES apud ARAÚJO)


Um portfólio é mais do que um arquivo, é uma seleção criteriosa dos trabalhos do aluno, feita por ele próprio. A criação de um portfólio permite ao professor uma visualização mais ampla do que foi de fato aprendido pelo aluno. Além disso, oferece aos alunos novas possibilidades de mostrar o que conhecem além do saber escolar, mostrar suas competências, de apresentar uma identidade talvez desconhecida pelos demais e de unir conhecimentos escolares com experiências vividas fora da escola.


Tendo a avaliação formativa o objetivo de informar os dois principais sujeitos do processo, servindo como orientadora do trabalho do professor e do aluno, o portfólio eletrônico se torna um importante instrumento na realização da mesma. A avaliação formativa é uma avaliação contínua, diagnóstica, diferente da avaliação tradicional, que é autoritária e unilateral. Não aparece como um receituário. Professor e aluno participam juntos dessa forma da avaliação.


Sendo assim, o nosso portfólio eletrônico objetiva aplicar a avaliação formativa na formação de professores, para que, mais tarde [ou mesmo agora, para alguns], aplicarmos essa mesma avaliação formativa na formação de pessoas, de seres humanos.

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