Um portfólio é mais do que um arquivo, é uma seleção criteriosa dos trabalhos do aluno, feita por ele próprio. A criação de um portfólio permite ao professor uma visualização mais ampla do que foi de fato aprendido pelo aluno. Além disso, oferece aos alunos novas possibilidades de mostrar o que conhecem além do saber escolar, mostrar suas competências, de apresentar uma identidade talvez desconhecida pelos demais e de unir conhecimentos escolares com experiências vividas fora da escola.
Tendo a avaliação formativa o objetivo de informar os dois principais sujeitos do processo, servindo como orientadora do trabalho do professor e do aluno, o portfólio eletrônico se torna um importante instrumento na realização da mesma. A avaliação formativa é uma avaliação contínua, diagnóstica, diferente da avaliação tradicional, que é autoritária e unilateral. Não aparece como um receituário. Professor e aluno participam juntos dessa forma da avaliação.
Sendo assim, o nosso portfólio eletrônico objetiva aplicar a avaliação formativa na formação de professores, para que, mais tarde [ou mesmo agora, para alguns], aplicarmos essa mesma avaliação formativa na formação de pessoas, de seres humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário